quarta-feira, agosto 16, 2006

Sol, calor, frio, chuva e veados

Hoje, apliquei o protector solar, vesti o colete e lá fui eu ter com o pessoal. Algo fresca a manhã.
Cheguei ao ponto de encontro e estavam o Sr. Cabaço e o Filipe (que já não via há muito tempo). Esperámos pelo Tó Zé até às 8h30 e seguimos caminho (sem ele). Destino: Lentiscais.
Saída pelo Monte de S. Martinho (via single track), passagem ao lado do aterro sanitário, Rio Ponsul, Lentiscais. Eram 10h00 e tinha começado a chover. Esta primeira parte teve um percurso "sui-generis". Desde subidas impossíveis até descidas alucinantes (daquelas que nos deixam um sorriso de orelha a orelha).
A grande novidade: a segunda parte do percurso. Eram 10h30 quando saímos do Pescaça, após tomar café e beber umas colas.
Descemos em direcção a um ribeiro, num troço algo técnico, devido à inclinação, à água acumulada nas folhas e ramos de eucalipto que atravessavam o caminho. Lá em baixo, onde apenas estava o leito do ribeiro, pudemos apreciar as magníficas paisagens. Tempo para a foto de grupo. Agora, era a subir. O Sr. Cabaço alertou-nos para o facto de ser poder avistar veados a partir deste ponto. Pouco depois, 4 veados cruzaram o caminho. Como estavam algo longe, não deu para apreciar a sua beleza, o seu porte. Não tive tempo de retirar a máquina fotográfica da bolsa. Seguimos caminho, trocando palavras acerca deste "avistamento". O facto de haver muitos eucaliptos e sobreiros nesta área tornam o meio propício para se tornar um habitat de eleição para estes animais. O facto de estarmos numa área protegida também ajuda. Pouco depois, avistei, paralelamente ao caminho em que seguíamos, mais 2 veados. Aqui sim, deu para os observar um bom bocado (apesar de não ter conseguido qualquer foto). Julgo que devem ter sido à volta de 20/30 segundos o tempo que estiveram ao alcance da vista até desaparecerem à nossa frente, ao entrar no eucaliptal. Cruzaram o caminho uns 30 metros à nossa frente. Foi digno de se ver. Ficou desde já combinado mais uma saída para aqueles lados.
Ainda com os veados em mente, o S. Pedro decidiu refrescar o pessoal. Voltámos a passar nos Lentiscais e seguimos em direcção ao Rio Ponsul.
Até Castelo Branco, optámos por fazer em alcatrão (aqueles 6kms sempre a subir), por forma a chegar ao destino antes das 13h30.















1 comentário:

RunnerHobies disse...

Que subidas malucas...

Só tenho uma pergunta:
Voces é que foram ver os veados ou foi ao contrario? hehehe!