sexta-feira, agosto 11, 2006

À BORLIÚ

- Este passeio foi grátis!

- Grátis ou de borla?

- Nem uma coisa nem outra!!!! Foi um À BORLIÚ ! ! !

A Convite do Carlos Magro - Penatabua (Que muito agradeço, eu e o Sr. Cabaço), fomos percorrer o troço da Maratona internacional de Idanha deste ano, entre Salvaterra do Extremo e Zarza la mayor.
O tempo adivinhava-se quente pelo que nos encontramos lá em Salvaterra pelas 8h.

Ao todo éramos 4 - Penatábua, Afonso, Sr. Cabaço e eu (Varadero).


Começamos por visitar a terra, seguindo depois para a incrível e alucinante calçada romana! (Rabo para traz! (Gritava o Penatabua!))




Do outro lado do vale podíamos ver o Castelo de Penafiel que iríamos conquistar depois. A registar, a primeira baixa (uma câmara de ar furada!!!).





A caminho do castelo passamos ainda numa minha de água e avistamos um grupo de aves de rapina (Abutres) no seu vou esplendoroso.

Chegados ao Castelo pudemos ver paisagens de cortar a respiração e os habitantes locais (Morcegos).




Quando nos preparávamos para sair do Castelo, eis que descobrimos que era altura para remendar um pneu, na bici do Afonso. Conversa para cá e para lá e duas horas já tinham passado (e ainda só tínhamos feito 10Km).


Lá seguimos até Zarza la Mayor, onde havia uma "Feria" - mercado local. Aqui paramos para saborear uns "bocadilhos" de "hamon" e "tortilha" (Hora Coca-cola!), reabastecer as mochilas (Com água rica em cloro!!)


Mais uns km com o calor a começar a apertar e novo furo, na mesma roda!
Nova paragem, para trocar de câmara de ar, junto de uns Hipopótamos "arraçados" de porco preto!!!




Mais uns Km e chegamos ao rio Erges, e fomos ver como estava a água!

De seguida subimos uma barreira com 31,47% de inclinação. Decidimos que era melhor subi-la a pé!!! :-)

Mais uma descida e nova subida, desta vez um pouco menos (mas não muito menos) íngreme e lá nos atiramos a ela!!! Uns a pedalar outros nem por isso! ;-)



Chegamos a Segura e aproveitamos uma mangueira que lá estava para lavar as sapatilhas (e não só!)

Depois o Afonso conhecia lá um minimercado, onde nos foi oferecida uma melancia, como eu não gosto comi uma maça, eles fizeram um esforço e deram cabo dela num instante! Um Bem-haja à Sr. Pechincha da loja.

De volta para Salvaterra o calor já apertava mesmo muito e decidimos fazer a ligação por estrada.

Para perceberem como estava quente, eu bebi durante este tempo 4 litros de água 0,5 de Hidratante e 2 Colas........ Mas fiquei com um sorriso enorme na cara!

Quase que me esquecia. Aqueles single-traks todos são mesmo magníficos! Óptimo trabalho Penantabua! Não tenho muitas fotos deles, porque eram bastante técnicos e não podia largar o guiador!!!! (E também me esqueci com a emoção!)

Tenho de lá voltar para os fotografar!!!!

Animais avistados:

Selvagens: Abutres, Morcegos, Lebres, Lagostins (água doce), outras aves

Criação: Cavalos, Vacas, Ovelhas, Porco Preto.

6 comentários:

Anónimo disse...

O passeio deve ter sido espectacular: natureza; património; desporto; lazer. Também gostaria de fazer este mesmo passeio na próxima primavera: sou de Viseu e nao conto deslocar-me a Castelo Branco antes dessa data. Gostaria de vos solicitar, se eventualmente tiverem, o track de gps e o envio do mesmo para o seguinte mail: jagrnunes@msn.com.

Um abraço
jnunes

Varadero disse...

Para quem quizer, o track GPS está disponivél no Arquivo de tracks do forumbtt.net (À Borliú 11/08/06)

Canyon Owners Club - Portugal disse...

Tenho de "ganhar" coragem e ir fazer esse percurso mas, quando o tempo não estiver tão "castigador".

Norberto disse...

Depois de ler o texto e de ver as fotos a sensação que fica é mesmo de profundo arrependimento de não vos ter acompanhado :). Deve ter sido, sem sombra de dúvidas, um passeio inesquecível e que pede mesmo para ser visitado :).
Pjfa, quando "ganhares" coragem diz, que eu fiquei mesmo com água na boca ;).

RunnerHobies disse...

Grande voltinha.
Pareceu-me fenomenal...

Tenho que ver se arranjo tempo para me juntar a voçes nestas coisas... não vai ser facil, mas com vontade tudo se arranja.

Alex.

Anónimo disse...

Olá Nuno, de facto, tenho andado perdido, como é que ainda não tinha lido esta brutal crónica, para além de grande amigo, tens um jeito "tramado" para escreveres e relatares de uma forma precisa "JORNALISTÍCA" esta nossa aventura com 38 e mais graus em Agosto, "GANDAS" malucos, mas o retorno da experiencia vivida compensou de facto, ter-vos como companheiros e usufruir das paisagens, fauna, flora, animais domésticos e o rio como companheiro, abre-me o apetite para continuar, estes passeios, esteja chuva, frio ou SOLLLLLLLL.
Abraço de Carlos Magro-penatabua