terça-feira, abril 25, 2006

Orifoto-BTT Castelo Branco






Pelas 8h40, chegámos ao ponto de encontro (Junta de Freguesia) e a moldura humana era já considerável. Ao todo, seriam um pouco mais de 70 participantes - crianças, adultos, homens e senhoras.
Após algum tempo, para cumprimentar o pessoal e fazer um "upgrade" da conversa (aventuras), foram distribuídos os envelopes. Um com o mapa e respectivos pontos (coordenadas GPS e marcação com círculo vermelho), outro, selado, contendo as respostas. Caso este último chegasse ao final aberto, a equipa (de 3 ou 5 elementos) seria desclassificada.
O objectivo era, no local definido, captar um mínimo de 2 elementos.
Os percursos seriam de 10, 20 e 40kms.
Após análise do mapa e introdução dos pontos no GPS (8 num total de 9 pontos), conversámos acerca do melhor percurso para realizar este Orifot-BTT. Ficou decidido o seguinte: Junta de Freguesia (ponto 3), Estação C.P. (ponto 2), Estádio Municipal (ponto 5), Castelo (ponto 8), Piscinas Municipais (ponto 1), Antiga pista de Motocross (ponto 4), Monte de S. Martinho (ponto 7), Sr.ª de Mércules (ponto 6) e Parque de Desportos Motorizados (ponto 6). Fim do percurso: Junta de Freguesia (ponto 3).
Lá fomos.
Chegados à Estação, um grupo de espanhóis já estava no local. Tirámos a foto e rumámos ao Estadio Municipal. Quando estávamos junto ao Museu Francisco Taveres Proença Júnior, vários grupos vinham já a descer do Castelo.
Estratégias diferentes.
Já no Estádio Municipal, foto, abastecimento de água, que o calor já apertava.
Esperava-nos o Castelo. Subimos pelo lado do Museu. Chegados às Portas de S. Gens, optámos por subir as escadas - deveriam ser mais de 150 degraus com a bici ao "colo". Foto junto da Torre de Menagem e relaxar até às Piscinas Municipais - seria sempre a descer.
No complexo, pausa para foto, abastecimento, mais fotos. A partir daqui iríamos, finalmente, pisar terra. Rumámos à antiga pista de Motocross onde nos esperaria um controlo. Antes de chegar ao local, uma subida daquelas, para abrir o apetite. Pequena mas intensa.
Foto, dois dedos de conversa, verificar o próximo ponto (Monte de S. Martinho que se avistava lá ao longe), água para o corpo e, aí vamos nós.
Um pouco antes da subida para o Monte de S. Martinho, vários grupos vinham já a descer. Paragem, conversa, pedalar.
Sobe, sobe, sobe, sobe, mais um pouco, sobe, pessoal a descer, mais subida, curva à esquerda, curva à direita e estamos lá.
O José Luís fez a recepção ao pessoal. Distribuiu águas e disse para seguir até um pouco mais à frente - marco geodésico - local de onde a fotografia deveria ser tirada.
No marco geodésico, lotação esgotada com duas equipas de 3 elementos. Ou seja, 9 pessoas, mais bicis, num espaço tão reduzido, valeu o chega para lá. Troca de fotos. Tira foto para aqui, tira foto para ali. Já só com a nossa equipa no topo - marco geodésico - decidimos abastecer com água, marmelada e barras energéticas. O pão com queijo, já tinha sido consumido. O pior já tinha passado.
Agora, rolar até à Senhora de Mércules - onde os feirantes já estavam instalados para a Romaria do próximo fim de semana. Mais uma foto, mais um abastecimento - só água.
Pedalar até ao último ponto - Parque de Desportos Motorizados.
Campos muito floridos, as ovelhas a trajarem à primavera-verão, as cegonhas em elevado número são sempre bonitas de ver, ainda alguns cursos de água mas, muito calor.
Chegados ao Parque, mais umas fotos.
Ainda se juntou a nós o Luís com a sua nova aquisição: KTM Speed Raptor. Muito bonita com aquele cor de laranja e preto.
Rumámos a Castelo Branco, via alcatrão.
Chegámos à Junta de Freguesia, passava já das 12h. Descarregar as fotos. Mais um pouco de conversa. Entrega de lembrança (t-shirt) e classificação: 17º em 18 equipas, não está mal.
Valeu pela iniciativa, pelo convívio, pela originalidade da prova.
Para o ano há mais.




























































2 comentários:

rui disse...

lol pois voçes nao andaram nos scouts nao sabem ler cartas miseria.
gps nao e tudo. abraços

Anónimo disse...

Ola pessoal, como beirão tb que sou curti as fotos. Ando á procura de um grupo porreiro tb pa dar uns passeiozitos por aí. Deixo aqui o meu e-mail para o caso de haver vaga pa mais um...

Um abraço a todos
p_joao@iol.pt (Bairro do Valongo)